Saltar links

A melhor decoração de Natal: a sua

Há pessoas que, embora apreciem as tradições de Natal, podem sentir um certo estranhamento com a temática da decoração típica da época. Originais de cenários europeus, seus principais elementos remetem ao clima frio.

Pinheirinhos cobertos de neve, renas e um Papai Noel super agasalhado são apenas alguns dos itens que parecem estar fora de contexto, uma vez que grande parte dos brasileiros festejam o Natal no forte calor dos trópicos.

Para não deixar de celebrar uma das datas religiosas mais importantes, a saída para essa dicotomia está na criatividade. Ressignificar os principais elementos de decoração natalinos pode ser, inclusive, um motivo de engajar e aproximar familiares e amigos.

As cores mais usadas podem ser mantidas. O verde do pinheirinho vai para os arranjos de mesa e guirlandas, feitos com folhagens nativas. A grama do jardim é uma ótima base para comemorações ao ar livre. O vermelho temos em profusão. Inúmeras espécies de flores e frutas apresentam belíssimas variações dessa tonalidade e tornam elegantes todo o tipo de cenário, desde o mais singelo, até o mais sofisticado.

A neve é algo muito distante daqui nessa época, mas sua cor branca pode ser transferida para velas, castiçais, guirlandas, luminárias. Os cordões de pequenas luzes decorativas são versáteis e imprimem uma certa magia aos ambientes. Aliás, um elemento que independe de lugar e temperatura, mas que faz toda a diferença em qualquer tipo de decoração, são as luzes. A mensagem que elas transmitem parece ser a de que um Natal iluminado vai ajudar a fechar o ano com energia e a olhar para o próximo com esperança e otimismo.

A escolha por um Natal tropical, tradicional ou totalmente inovador é pessoal. Os elementos que precisa estar presente, na hora de decorar a casa, são a criatividade e a disposição. O toque dourado fica por conta do espírito de fraternidade, de união e de fortalecimento dos laços, que são o real significado da data.

Visualizar
Arrastar