Saltar links

Segurança ampla, um anseio de todos

Cada vez mais, o desejo por segurança vem conduzindo as preferências no design. Tanto em projetos residenciais quanto comerciais, nota-se a preocupação em conferir, aos ambientes, a chancela de ‘local seguro’.  

Um conceito amplo, mas que gira em torno da presença de dispositivos e configurações que remetam à proteção individual e coletiva, tanto em áreas externas e públicas, quanto no  interior de ambientes fechados e privados. 

 No âmbito do abstrato, instância habitada somente pelas sensações, podem trabalhar nesse sentido as cores inspiradas na natureza, como nuances areia e madeira, para denotar cuidado e instigar sensações intimistas. Materiais com toques rústicos podem remeter ao efeito de confiança e solidez, assim como cores quentes e iluminação pontual.

Aliar segurança e tecnologia sem comprometer o design constitui-se em desafio, pois um não pode predominar sobre o outro. Principalmente nos ambientes públicos, a segurança deve coexistir junto aos demais elementos e não só de forma abstrata, como sensação, mas de fato, como algo concreto e tangível. Em locais como shoppings, restaurantes, bares e grandes lojas, a ideia é que as pessoas fiquem à vontade para aproveitar todos  os espaços mesmo estando sozinhas

Essa tendência se apropria de elementos do design orgânico e suas formas arredondadas. É uma proposta que vem invadindo a arquitetura contemporânea e a decoração de interiores ao criar um estilo moderno, elegante e inovador. Representa a procura pelo natural e também o afastamento de ambientes mais rígidos e tumultuados. Pisos táteis, barras de apoio, materiais antiderrapantes, sinalização visual e sonora, além de iluminação adequada, são alguns dos itens que hoje em dia, dentro de um contexto de acessibilidade, não podem ficar de fora de um projeto, seja ele residencial, comercial, de área externa ou interna.

Os móveis devem seguir essa premissa e oferecer diferentes possibilidades de uso, acolher a individualidade e estar em sintonia com cada momento. Cores, materiais e texturas com características bem próximas do natural, possibilitam a criação de ambientes onde o conforto e o bem-estar se elevam. É um caminho sem volta. O resultado são espaços funcionais, equilibrados e que priorizam o  acolhimento. 

Visualizar
Arrastar