Já faz algum tempo que, no mobiliário, tanto doméstico, quanto corporativo, as reproduções de materiais autênticos em pedra e metal apresentam alta demanda. Esses materiais, quando bem escolhidos, se conectam aos demais elementos, tornando os ambientes harmônicos e funcionais.
O uso de pedra, principalmente em bancadas de cozinha, lavabo, banheiro e área de serviço, sempre teve grande popularidade. E isso é fácil de entender pelo fato desses materiais terem duas características de peso: durabilidade e praticidade na hora da limpeza.
Recentemente, as superfícies que lembram pedra ampliaram a sua participação na vida cotidiana e ganharam espaço em outras partes do mobiliário, incluindo frentes de móveis, tampos de balcões e prateleiras de estantes. Além da durabilidade e da praticidade, ainda adicionam beleza e resistência.
Já os elementos em metal são clássicos atemporais. A aparência de aço é parte indispensável dos equipamentos de cozinha desde 2017. Geram efeito moderno ao passarem a ideia de estarem associados à tecnologia e, por vezes, remetendo à juventude do estilo industrial. Além disso, como os metais são feitos de materiais frios, podem, conforme a situação, provocar a sensação de frescor em determinados ambientes.
A verdade é que os espaços comunicam. Tudo o que eles contêm, desde o item de maior destaque, ao mais discreto detalhe, transmitem sensações aos seus ocupantes. Por isso, o ideal é que os materiais escolhidos dialoguem entre si. Cores, formas, texturas e demais elementos, devem ter a capacidade de se misturar com fluidez, criando sensações de conforto, segurança e bem-estar. Nessas composições, as pedras e os metais não podem ficar de fora.