Saltar links

Crianças nascidas na era digital pedem quartos personalizados e interativos

Criança cresce a todo instante. Essa é uma das razões pelas quais é prático e vantajoso que o quarto dos pequenos seja pensado para crescer junto com eles. Os móveis planejados são ideais para isso, evitando os incômodos das reformas e, principalmente, gastos demasiados e frequentes.

No momento da elaboração do projeto é interessante que sejam levados em consideração aspectos relativos às futuras adaptações, para curto e médio prazos, tendo em vista as fases de crescimento e respectivas necessidades da criança. Os pequenos têm muita energia e, literalmente, pulam da cama para as brincadeiras. Quartos funcionais garantem que todas as atividades possam ser desenvolvidas ali, com segurança e conforto.

Sempre nasce uma mãe e um pai no instante em que nasce um bebê. A funcionalidade necessária para que todas as tarefas envolvidas nos cuidados com uma criança recém-nascida possam ser realizadas sem maiores atropelos precisa ser um dos fundamentos do projeto de um quarto de bebê. Funcional, mas nem por isso carente de conforto e personalidade.

As cores são elementos-chave, pois interferem no estado emocional da criança e também de quem cuida dele. O quarto é, principalmente, um ambiente de descanso. Pensando nisso e no fato de que as cores atuam como elementos capazes de provocar sensações, tons suaves são os mais indicados, tanto no mobiliário, quanto nos objetos de decoração, para que a atmosfera seja de tranquilidade e aconchego. Além disso, cores claras conferem amplitude aos espaços. Hoje em dia, esse ambiente se beneficia dos tons pastéis e das candy colors, mas essa cartela não precisa ficar restrita ao clássico azul e rosa.

A possibilidade de adaptação é um grande coringa quando se trata de quartos infantis. Um berço vazado, por exemplo, além de contribuir para a sensação de amplitude, ainda pode ser uma peça de vida útil longa, quando do tipo “3 em 1”, isto é, mini berço para acolher o recém-nascido, berço, que confere segurança e conforto até os 3 anos de idade e minicama, onde a criança pode se acomodar até os 7 anos.

Caixas organizadoras, nichos e gavetas fáceis de manusear não podem ficar de fora, pois são essenciais para a organização. Objetos de decoração interativos, como as cordas de escalada, conferem personalidade ao ambiente e estimulam a criança a se movimentar. Já uma escrivaninha depende da área disponível e pode ser planejada saindo da cama ou do guarda-roupa, por exemplo, para otimizar os espaços.

As crianças crescem e o mobiliário precisa crescer junto, a fim de lhes garantir segurança, conforto, possibilidade de descobertas e de aprendizado em cada fase. Os pequenos precisam sentir que estão no seu ambiente, um lugar de acolhimento para brincar, dormir, sonhar e se desenvolver.

Visualizar
Arrastar