Post Image

As casas automatizadas, ou casas inteligentes, são residências equipadas com tecnologias que facilitam as tarefas que antes só podiam ser realizadas pelos moradores. Basicamente, o proprietário pode controlar de maneira remota os sistemas domésticos (iluminação, ar-condicionado, travas de segurança…) através de meios digitais. 

O sistema de automação residencial possibilita a conexão de diversos aparelhos, que serão programados para serem comandados pelo usuário, geralmente, pela internet (Wi-fi) ou Bluetooth. É como se a casa passasse a funcionar conforme seus hábitos e necessidades. No trajeto até em casa, por exemplo, é possível mandar um comando para que quando você chegue, as luzes e o ar-condicionado já  estejam ligados. 

Para isso, é necessário que a residência conte com aparelhos com conectividade elétrica, internet e um dispositivo inteligente, como a famosa Alexa. Por meio de um sistema de integração, os equipamentos são conectados a uma central controladora que permite o gerenciamento dos aparelhos. 

A principal vantagem da automação é a praticidade e comodidade dos moradores, como o exemplo das luzes e do ar-condicionado. Através de um comando de voz é possível ligar e colocar na televisão sua série favorita sem nem precisar tocar no controle remoto, acender as luzes, abrir as cortinas e acionar o sistema de irrigação enquanto realiza outras tarefas. Você pode também programar algumas atividades, como agendar que a cafeteira esteja com o café pronto quando você acordar pela manhã.  

Com a automatização, você provavelmente não ficará mais em dúvida se desligou todos os aparelhos ou se deixou alguma janela aberta ao sair. Por meio desse recurso, é fácil verificar se está tudo em ordem.

Há ainda a possibilidade de ter uma assistente de voz, que lhe ajuda com a sua agenda, envio de mensagens e ligações. 

Outro ponto importante é a segurança. Através dos dispositivo como câmeras, travas e sensores de movimento é possível acompanhar se está tudo certo com a casa mesmo distante. Há ainda sensores de fumaça e de vazamento de água ou gás que avisam se algo estiver errado e acionam válvulas de fechamento. Além disso, alguns sistemas permitem a simulação de presença quando os moradores estiverem viajando. 

O futuro já chegou!

Próx
MDF: como fazer uso da sua versatilidade