Saltar links

As boas-vindas ao home office

Configuração provisória alavancada pela pandemia de Covid-19, aos poucos, o home office vem se estabelecendo como um formato definitivo de trabalho.

É verdade que, sobre isso, as opiniões ainda estão divididas. Alguns apreciam e até preferem que o espaço de trabalho e o do lar seja o mesmo.

Na verdade, facilidades como o não enfrentamento do trânsito e o aproveitamento de parte do tempo com algo mais produtivo do que apenas com o ir e vir são consenso e agradam a praticamente todo mundo. Por outro lado, a falta de interação com os colegas e de uma rotina mais definida são motivos de desapreço para muitos.

Discordâncias à parte, o fato é que o home office é uma realidade instituída e, por isso, uma parte da casa precisa ser reservada para ele. Não mais como algo temporário, de quebra galho, mas como ambiente fixo, área delimitada e função específica.

O espaço para o teletrabalho, ou trabalho de casa, designações também usadas para remeter a esse cenário, se não foi concebido desde antes da ocupação pelos moradores da casa, agora precisa ser adaptado para bem acomodar os seus ocupantes e permitir que as tarefas sejam cumpridas de forma ergonômica.

Iluminação adequada, cadeira confortável, bancadas funcionais e diversos outros itens precisam estar de acordo com as atividades desenvolvidas, inerentes e diárias de cada profissão. Para ambientes onde a otimização dos espaços é essencial, os móveis planejados apresentam-se ideais para a composição de áreas de trabalho que primam pela praticidade e conforto.

Trabalhar em casa demanda uma boa dose de disciplina para que as tarefas rotineiras de  organização e limpeza não se transformem em distrações. Um ambiente bem planejado, agradável e organizado é de grande ajuda para que o foco e a motivação no trabalho sejam mantidos.

Visualizar
Arrastar