Post Image

A japonesa Marie Kondo ganhou o mundo ao ensinar as pessoas a organizarem seus armários. Algo básico, mas muito pertinente. Para muitos, a organização, especialmente daquele closet cheio de roupas, pode ser uma tortura. Mas não precisa ser assim. E Kondo nos mostrou que ao analisarmos cada peça de roupa e colocarmos nessa análise algum sentimento, fica muito mais fácil decidir o que guardar e o que doar. Essa “nova relação com os objetos” é a nossa primeira dica para um closet mais organizado: essa peça de roupa te traz alegria? Se sim, dobre bem e guarde. Senão, doe e abra espaço.
Mas só esse truque não é suficiente, claro. Listamos outros essenciais nesta matéria.

Freie seu desejo consumista

Comprar por impulso é ruim para seu bolso, para seu closet, para o planeta e, convenhamos, nem combina mais com o momento que estamos vivendo. Portanto, pense bem antes de comprar novas peças de roupas e calçados. Isso também influencia na organização do seu closet.
Aquilo que decidir comprar pode ocupar o espaço de alguma peça a ser doada: comprou uma bota nova? Doe uma do inverno passado.  

Organize por categoria

Decida quais categorias você quer ter em seu closet e organize ele a partir disso. Isso vai depender do seu estilo de roupa, por exemplo: nesta prateleira, camisetas de academia, na outra, camisetas de trabalho… nos cabides, coloque camisas, jaquetas e calças para uma melhor organização (Kondo chama essa organização vertical de “uma biblioteca de roupas”).
Separar por categorias vai te poupar tempo na hora de encontrar o que vestir.

Livre-se dos excessos

Jogue fora o que não serve mais e encaminhe para doação o que ainda está bom, mas não é mais aproveitado por você. Um dos segredos de um closet é organizado é não ter grandes pilhas de camisetas, nem gavetas abarrotadas de meias.
Dê preferência para as que você realmente usa e gosta. Menos é sempre mais.

Não deixe acumular

Se você parar apenas uma vez no verão e outra no inverno para dar uma geral no closet, as chances de você ter que passar várias horas fazendo isso (e se irritar) são grandes. Não permita que a situação saia de controle.
Tente mantê-lo organizado diariamente (mantendo as categorias) e, uma vez por mês, alinhe o que for preciso.

Dica extra para mulheres

Para guardar bolsas, a melhor maneira é uma dentro da outra. 

Dica extra para todos

Se tem uma peça que não foi usada no último ano é porque dificilmente será usada neste. Desapegue!

Próx
Mundo pós-pandemia: o que nos espera nos espaços públicos e privados