Post Image

Você sempre sonhou em instalar móveis planejados na sua casa. Encontrou uma empresa, fechou essa parceria, e definiu o que queria em cada espaço da residência. Tudo pronto. Os cômodos estão como sempre quis, com cada canto representando a sua personalidade. Agora é hora de descobrir como manter as mobílias, para deixá-las com longo tempo de vida útil, parecendo novas por um grande período.

Os cuidados são essenciais para que seus móveis não fiquem sem brilho, com aparência envelhecida, apresentando danificações ou manchas pela má manutenção. Até porque uma maior durabilidade dos itens deixa sua casa sempre moderna e elegante, pronta para receber convidados, e evita gastos com reformas. Alguns cuidados são essenciais para manter seu móvel planejado sempre bonito. Veja a seguir:

Uso da água

Evite o uso direto da água nas suas mobílias, pois muitos móveis são feitos com madeira maciça ou MDF, o que pode ocasionar estufamento e envelhecimento dos materiais. O recomendado é usar um pano seco para retirar as poeiras e, para sujeiras mais profundas, utilizar um pano úmido com sabão ou detergente neutro, sem optar pelas esponjas por terem uma superfície áspera que pode ocasionar em arranhões. 

Umidade

Ao optar por móveis planejados sempre se pensa no espaço que eles melhor se encaixam, mas, às vezes, os problemas de infraestrutura que sua casa pode ter são esquecidos. Por isso, verifique se há pontos de vazamento no teto, piso ou paredes. Ambientes úmidos, com o passar do tempo, podem danificar suas mobílias com o surgimento de manchas, mofos ou rachaduras.

Luz solar

Toda residência tem a entrada de iluminação natural, mas sempre é bom cuidar os espaços que possuem incidência maior para exposição ao sol, pois seu móvel pode desbotar e perder a cor original. Verifique portas, entradas, janelas, passagens ou aberturas, para, futuramente, providenciar a compra de persianas ou cortinas e proteger as mobílias do efeito do sol. 

Limites

O móvel planejado é projetado para as suas necessidades, porém possuem limites para pesos e aberturas, por mais que sejam resistentes. Evite colocar objetos muito pesados em cima das peças, você pode desregular a posição dos mobiliários e quebrá-los. Tome cuidado também com objetos pontiagudos para impedir arranhões. É importante respeitar os ângulos de abertura das portas, armários e gavetas, pois puxadas bruscas podem comprometer o pleno funcionamento desses espaços. 

Gostou das dicas? Ao longo do blog, temos muitas outras para ajudar você a entender sobre móveis planejados.

Próx
Coleção Origens: confira as novidades da Sandrin para 2022