Post Image

Nunca passamos tanto tempo em casa quanto nos últimos meses. A pandemia obrigou o mundo inteiro a se isolar e olhar para dentro. E este olhar para dentro está incluindo olhar para a casa onde moramos. Se antes a frequentávamos apenas para as refeições (muitos, só para a hora de dormir), agora temos passado longos períodos dentro dela, inclusive trabalhando e se exercitando. Por isso, mais do que nunca, é preciso que o lar seja um lugar agradável, aconchegante, tranquilo. A seguir, pensamos em algumas dicas para que você melhore o seu ambiente: 

Móveis funcionais
Analise o que pode ser melhorado na casa. Essa é a hora de fazer as mudanças necessárias, pensando não só na parte estética, mas principalmente na parte funcional. Aquele armário que a gaveta sempre emperra pode estar causando mais irritação do que o normal, aquele closet com pouco espaço pode estar precisando de organização ou até mesmo uma troca, aquela pequena mesa da cozinha, antes pouco usada, pode ser repensada (e essa é a hora para isso). Os móveis da casa precisam estar baseados na funcionalidade dependendo de quem mora nela, já que cada família tem uma necessidade.

Limpeza
Antes, não tínhamos tanto tempo para perceber o que precisava ser limpo na casa (e também, provavelmente, não a sujávamos tanto). Uma vez por semana é aconselhável que os moradores da casa se organizem para uma limpeza. É possível, inclusive, fazer disso um momento em família, com cada qual responsável por um ou dois aposentos, ou por algum serviço específico. Importante lembrar que a limpeza da casa é de obrigação de todos que a usam. E um espaço limpo consegue ser muito mais agradável para quem precisa passar bastante tempo nele, concordam?

Organização
Com tempo de sobra que antes não tínhamos, também é uma boa ideia pensar em o que precisa ser organizado na casa. Não é preciso ser feito tudo num dia ou numa semana. Faça uma lista dos armários, estantes e aposentos que estão bagunçados há tempos. E vá fazendo a sua organização aos poucos. Isso também vai deixar a casa com um aspecto muito melhor (e, novamente, funcional, afinal, vai ser muito mais rápido encontrar aquele par de meias se elas estiverem todas organizadas em rolinhos dentro da gaveta, em vez de misturadas pelo armário).

Convivência
De nada adianta uma casa funcional, limpa e organizada se quem está convivendo nela não está em paz. Estamos em um período em que os ânimos estão muito exaltados, por isso, é preciso muito mais paciência e tolerância com quem convivemos, para que pequenas discussões não se tornem grandes brigas. Comunicação entre quem divide o mesmo espaço é fundamental. 

Lazer e bem-estar
Uma das formas de melhorar essa convivência é também tendo momentos de diversão dentro da casa. Organize atividades de relax com o parceiro, de brincadeiras com as crianças e o pets e, caso more sozinho, momentos de cuidado com você mesmo. A casa não é apenas um espaço de executar tarefas, precisa ser local de bons momentos também.

Novos ares
Existe um ditado que diz que “Casa que entra ar, não entra médico”, ou seja, uma casa arejada tende a manter as doenças mais afastadas. Todos os dias, abra as janelas, deixe o sol e o ar fresco entrar, para que o espaço se renove. Essa dica é ainda mais recomendada em tempos de coronavírus. Faz bem para a casa e para as pessoas que moram nela.

Próx
Tendência: espelhos com iluminação embutida