Recursos tecnológicos permitem a transformação de lares comuns em casas inteligentes, adaptadas às mais diversas funcionalidades, sem que, para isso, seja preciso abrir mão da elegância.
Para usufruir ao máximo dos benefícios produzidos pelos sistemas eletrônicos, algumas etapas precisam ser observadas a fim de garantir, além de mais conforto, uma melhor relação custo-benefício.
Conhecer todas as possibilidades e facilidades que a automação pode trazer é o passo inicial. Ter conhecimento prévio sobre os dispositivos existentes torna mais fácil entender o que cada projeto necessita, inclusive em relação a um item essencial nesse contexto que é a conexão de internet.
Entender o estilo de vida de cada um ou um pouco de todos os que moram na casa, permite o alinhamento sobre o que, de fato, faz sentido. Nesse momento, um profissional especializado é imprescindível para ajudar a definir o que é relevante incluir no projeto ou o que pode ser adaptado quando o imóvel já está pronto.
Um dos desafios desses profissionais é usar a tecnologia a favor do ser humano, criando soluções afetivas e que priorizem o bem-estar. Para a criação de um cenário de casa viva, a adaptabilidade do mobiliário planejado faz toda a diferença, o que o torna um aliado perfeito quando o que se deseja é abrir as portas de casa para um novo mundo, o digital.
Quando, por exemplo, a sala e a cozinha, o quarto e o escritório, dividem a mesma área, seus móveis podem se adaptar de acordo com a necessidade de cada ambiente durante o uso, servindo, inclusive, como divisórias entre eles. Para dialogar com esse conceito, a Sandrin aposta no minimalismo, estilo que une beleza e eficiência a uma nova forma de pensar o consumo.
Do controle pelo celular, à possibilidade de mudar os tons do ambiente por meio da iluminação, a casa inteligente é aquela que consegue integrar de maneira harmoniosa tecnologia, beleza e conforto. A escolha de móveis funcionais, com design democrático e apelo estético por si só, também privilegia a sustentabilidade: ao possibilitar o uso racional de recursos como eletricidade e água, o planeta-casa agradece.