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Tendência de comportamento: savoring

Sempre que muda o ano, a palavra tendência faz brilhar os olhos. A ideia de podermos, de alguma forma, prever o futuro é irresistível. E quando falamos em decoração, este anseio é ainda mais evidente. Queremos sempre estar por dentro do que há de mais novo e levar um pouquinho disso para as nossas casas, não é mesmo?

savoring

Para a arquiteta Diana Valiatti, da loja Sandrin de Bento Gonçalves, uma tendência muito forte é a de um movimento chamado de savoring.

 

Mas afinal, o que é savoring?

Savoring significa saborear ou apreciar. Curtir e prestar mais atenção às pequenas coisas. A psicologia positiva define savoring como o uso consciente de pensamentos e comportamentos que prolonguem, gerem ou intensifiquem o prazer de uma experiência. Assim, são comportamentos focados numa interpretação emocional positiva de uma experiência.

savoring

O savoring muitas vezes traz ao foco os aspectos positivos de uma situação, provocando prazer e emoções positivas. “Eu sempre me preocupo com o aproveitamento de espaços de maneira prática. Desfrutar o lar está sempre em primeiro lugar, focando a identidade dos moradores mais do que a moda em si. O conforto e a rusticidade elegante equilibram a tecnologia”, revela a arquiteta.

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“Vemos muito deste movimento em espaços de convívio social dentro de casa, como em cozinhas gourmet, por exemplo. As pessoas estão recebendo mais gente em casa, então isso é um fator importante a ser levado em conta na hora de projetar. Além disso, a valorização do vintage se mantém como memória visual, apego sentimental a boas lembranças. Completando e integrando em alguns casos o movimento High Tech, com geometria fina, cara leve e renovada. O novo minimalismo: naturalidade e simplicidade. A suavidade e um visual mais fluído, onde o ritmo vem com a tranquilidade para equilibrar a vida dura”, completa Diana.

savoring

 

Algumas dicas para você ter mais experiências de savoring:

DICA #1

Aproveite as experiências banais/comuns. Aproveite as coisas pequenas! Estudos mostram que a partir do savoring em atividades comuns é possível diminuir o estresse e aumentar a satisfação pessoal. Comece a aproveitar cada instante do seu banho, da sua comida ou até do seu passeio pelo parque. Você pode fazer isso ao focar em algum sentido específico. Por exemplo, a sensação do paladar na hora do almoço, ou a audição ao escutar uma música que você gosta. Sinta as pequenas mudanças de uma nota para a outra, a crescente tensão e alívio que a própria melodia cria e o que isso produz em você.

 

DICA #2

Relembre as boas memórias. Veja fotos do ano passado, distraia-se falando de quando era pequeno com sua família ou até da festa que você e seus amigos foram na semana passada. Estudos indicam que relembrar essas memórias positivas tem efeito positivo no presente também. Talvez crie um pequeno álbum que te faça experimentar uma boa sensação no presente.

 

DICA #3

Celebre as boas notícias. Não se acanhe! Se algo muito bacana aconteceu, comemore, não importa o quão pequeno possa parecer. Se você trabalhou duro e finalmente conseguiu tirar aquela nota maravilhosa, celebre com seus amigos; vale até dar um discurso atrapalhado e dizer o quão feliz está por ter alcançado a nota desejada.

 

DICA #4

Abra-se para a beleza. Passeie pelo parque, divirta-se com o vento no seu rosto enquanto anda de bicicleta ou escute aquela música motivacional enquanto caminha para a aula ou trabalho.

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