Sandrin Planejados

blog

Decoração de sala

A sala de estar é onde descansamos, recebemos e passamos bons momentos com a família e os amigos, onde assistimos a um bom filme, nossa série preferida e também ao futebol. Por estes motivos, planejar bem a decoração de sala de estar é uma tarefa das mais importantes quando falamos de montar uma casa. Para conseguir uma decoração de sala de estar simples, você não vai precisar de muita coisa: móveis de sala como racks, estantes e mesas laterais, e claro, sofás, conjuntos de estofados, sofá-cama, futons, chess, poltrona do papai, puff ou almofadão, são algumas das peças que vão deixar o seu espaço completo. Mas há também ótimas opções para decoração de sala, sem o uso de sofá. A gente já tratou deste tema aqui no blog, tá lembrado? Releia a matéria clicando aqui. A tecnologia faz bonito nas salas de estar. Eletroeletrônicos cada vez mais sofisticados e funcionais: SMART TV alta resolução, 3D ou LED; home theater; aparelho de som e videogame já se tornaram itens básicos. Não é incomum, em ambientes pequenos, que decoração de sala de estar e jantar juntas seja uma escolha, integrando os ambientes desta maneira, você consegue aumentar a sensação de amplitude e as suas salas vão parecer maiores. A decoração de salas não se resume apenas à escolha dos móveis, papel de parede e cores claras ajudam na missão. Ao contrário, a decoração de sala de estar grande permite o uso de cores mais escuras e também de uma maior quantidade de móveis e acessórios. Se este é o seu caso abuse de tapetes, cortinas, almofadas, quadros e esculturas onde quiser. Ao planejar a decoração de sala de jantar e estar integradas leve em conta que ambos os ambientes devem conversar, ou seja, use na sala de estar e na de jantar os mesmos acabamentos, estofamentos e revestimentos, caso queira, a divisão dos espaços pode ser feita com a ajuda de um tapete ou de móveis. Pra manter a sala de estar organizada vale usar caixas organizadoras, nichos, mesinhas, prateleiras, assim suas revistas, livros e discos passam a fazer parte da decoração.

Acerte na cor

Uma das primeiras decisões a tomar na decoração de sala, é decidir os tons que vão dar personalidade a este espaço. Há quem diga para fugir das monótonas paredes brancas, mas a verdade é que esta, que é uma das cores mais simples, cria um efeito visual intenso e amplo, principalmente se também for aplicada nos sofás, móveis e outros elementos. Por fim, é ótima porque combina com tudo. Se preferir outros tons, escolha cores versáteis – castanhos, beges, pretos – que podem facilmente ser alvas de uma repaginada de vez em quando e que ficam bem com quase todas as cores. Guarde as cores vivas – laranja, amarelo, azul forte – e cintilantes – prateados ou dourados – para os acessórios.

Aproveitamento de espaço

O aproveitamento de espaço é a mais valiosa lição de design de interiores. Independentemente se tem uma sala vazia à sua disposição ou se vai redecorar a existente, comece por definir o ponto central do espaço, ou seja, a partir de que elemento vai organizar a mobília. Pode ser um pilar, janelas amplas, a lareira ou a porta de acesso ao terraço. Se você tiver uma sala enorme, pode colocar toda a sua ousadia em prática. Coloque o sofá na diagonal, integrando as restantes peças a partir daí; projete uma verdadeira sala de família ou sala multiusos ao criar pequenos espaços distintos para as crianças poderem brincar, um cantinho para a leitura ou para o seu marido poder trabalhar enquanto você vê algum filme. Mas se este não for o seu caso, e se sua sala for pequena, não desanime. Tire o máximo proveito desta “miniatura” ao colocar um espelho do chão ao teto ou uma mesa de vidro, ambas criam a ilusão de uma sala mais ampla. Para um efeito incrível (e contrariando a lógica) escolha uma peça grande para este espaço – pode ser uma mesa de centro, um candeeiro de pé ou armário – as atenções vão estar de tal maneira vidradas neste elemento que ninguém vai reparar na sua sala pequena. Recantos escondidos podem ser aproveitados para embutir prateleiras ou para encaixar um móvel alto e estreito que poderá guardar copos ou garrafas e servir de bar quando tiver convidados.

A escolha do sofá

O sofá é o rei da sala e sinônimo de elevado investimento. Para não errar na compra, e assegurar um sofá confortável e duradouro é importante você fazer cinco testes: Estrutura – esta deve ser preferencialmente de madeira, tem de ser sólida e incluir pés; pode testar a sua robustez fazendo o seguinte: ao levantar uma das esquinas da parte da frente do sofá cerca de 15cm, a outra perna da frente também tem de se levantar, se não aconteceu, a estrutura é muito frágil. Juntas – apenas são permitidas as de madeira ou metal, ou seja, nada de pregos, grampos e colas. Molas – são imprescindíveis e devem estar juntas e bem apertadas, se quando se sentar ouvir um pequeno estalo que seja, esqueça! Enchimento – as melhores opções são a espuma de alta resistência que incorpora penas ou a espuma de poliuretano, para um maior conforto e para um sofá que não fique desfigurado em pouco tempo! Têxteis resistentes – o algodão e o linho são ótimos, mas são tecidos que ficam facilmente presos a tudo e mais alguma coisa; os sintéticos e micro fibras são uma boa opção e mais resistentes às nódoas que os anteriores; as fibras naturais e sintéticas poderão parecer velhas em pouco tempo; a lã e a pele são extremamente fortes, mas também são as mais caras; a seda é lindíssima mas muito frágil.

Pra finalizar

Dedique-se à procura e aquisição de peças únicas e pessoais para a decoração de sala de estar. As combinações são inúmeras – livros, taças e jarras em vidro ou porcelana, quadros, estatuetas, peças de arte – o importante é não encher muito o espaço, nem fugir radicalmente ao estilo e a paleta de cores escolhidas inicialmente. As plantas ou um cesto bonito para acolher revistas têm ainda outro papel: esconder os fios. Aproveite uma peça decorativa grande – um prato, uma peça em estanho ou um cesto para juntar todos os controles dos equipamentos eletrônicos que hoje são mais que muitos! Acima de tudo, seja criativo e original – para um efeito surpresa, decore um recanto com um objeto invulgar que tenha trazido de uma viagem ou recicle velhos objetos, adaptando-os à nova decoração. Precisa de inspiração? Confira a galeria a seguir! [gallery ids="1625,1626,1627,1628,1629,1630,1631,1632"]

Matérias

RELACIONADAS

acompanhe

seu pedido

Nosso compromisso com seubem-estar vai além de planejar ambientes. Com o sistema Compra Segura, você acompanha seu pedido onde estiver, pelo computador ou smartphone.

fechar