Sandrin Planejados

blog

Cozinha planejada: quais as vantagens?

A maioria das pessoas deseja ter uma casa que além de ser muito bonita, também seja confortável, não é mesmo?! E neste sentido, os móveis planejados têm sido a grande aposta de muitas famílias, por inúmeras vantagens, que a gente já destacou aqui neste post do blog. Mobiliar e decorar sua casa pode ser mais fácil se você optar pelos móveis planejados. Para várias situações, como a montagem de um home theater, um quarto, uma adega e uma biblioteca, eles são mais eficientes do que as peças padronizadas e têm opções que se adequam ao projeto e ao gosto do cliente. Escolher móveis planejados pode dar aos ambientes um ar pessoal, possibilitar mais conforto a você e à sua família e também gerar mais originalidade nos espaços da sua residência.

Acompanhe a Sandrin Planejados no Facebook, Instagram e You Tube.

Em uma cozinha planejada, o ambiente é pensado de acordo com as preferências e a rotina da família, feito exclusivamente para se encaixar de forma perfeita no espaço disponível. O grande barato da cozinha planejada é que ela se adapta à sua rotina e estilo, e não o contrário.

Vantagens da cozinha planejada
A principal vantagem de se projetar uma cozinha com móveis planejados é o melhor aproveitamento dos espaços, sem comprometer o fluxo de circulação. Tais ambientações visam atender de forma mais completa as necessidades dos moradores da casa e, ainda, possibilitam a escolha personalizada de todos os materiais de estrutura, revestimentos e tipos de ferragens para os móveis. Para ficar por dentro das nossas novidades, clique aqui e assine nossa newsletter.
Outra vantagem da cozinha planejada, é que além de poder escolher cores e acabamentos que trarão um conforto visual ao proprietário, a cozinha planejada é pensada de acordo com a rotina dele. Além disso, por meio de uma cozinha planejada, é possível atender todas as necessidades do morador da casa, que pode ser ter mais espaço para guardar utensílios, mantimentos, ou mesmo uma área melhor para cozinhar para muitas pessoas e que sirva de convívio social, como uma ilha gourmet, por exemplo.

 

Cozinha planejada

Dicas para escolher seu projeto de cozinha planejada
É primordial analisar o espaço disponível para a montagem da cozinha planejada na residência, contudo são os hábitos dos moradores que vão determinar de que forma organizar os móveis e eletrodomésticos com maior praticidade.

 

Cozinha planejada

Com os hábitos mapeados, define-se quais equipamentos irão compor a cozinha. Os componentes principais são a pia, a bancada de trabalho e apoio, a geladeira e o fogão. Outros itens complementares são a máquina de lavar louças, a coifa ou depurador e o forno de micro-ondas, entre outros. Tendo todos os elementos elencados, o tipo de disposição deve ser determinado em função do espaço. Por exemplo, se o ambiente será o de uma cozinha linear, uma linear com ilha de cocção, uma cozinha com estruturas paralelas (armários, bancadas, mesa), em U ou em L. Outros itens também devem ser levados em conta na hora de fazer sua cozinha planejada:

- É preciso prestar a atenção no material usado: a Sandrin Planejados utiliza somente chapas em MDF. Vale a pena uma consulta em nossa seção Garantia e Segurança no site, para saber mais.
-Os móveis precisam ter uma boa estruturação também.
-É preciso ver se o acabamento é bem feito, sem recortes e rebites.
-Vale prestar a atenção no tempo de montagem e na organização da cozinha, e sempre respeitar o projeto e as condições estruturais que o espaço que receberá a cozinha oferece.
- É preciso sempre respeitar as vigas, pilares, tubulações hidráulicas e pontos elétricos na hora de planejar qualquer ambiente.

 

Ambientes em U ou L?
Em ambientes em U é possível ter uma melhor distribuição dos itens e criar um triângulo funcional para o preparo dos alimentos: posiciona-se a pia na parede perpendicular ao fogão, e a geladeira fica na parede oposta ao último. Já o modelo em L permite que a geladeira seja colocada em um canto e, na ponta oposta, se disponha a dupla pia-fogão. Uma bancada com mesa para pequenas refeições pode ser incorporada facilmente no último caso.

Espaçosa
Quando a cozinha é extensa, o ambiente pode receber uma ilha central de cocção com cooktop, coifa, pia e até bancada para as refeições. Na parede ao fundo do ambiente podem ser instalados o forno e micro-ondas embutidos, além dos armários altos para armazenamentos de louças, potes, utensílios, objetos e mantimentos. Esse tipo linear com ilha é uma opção que traz maior convívio para a cozinha.

 

Cozinha planejada


Dimensões e aberturas dos armários e eletrodomésticos
É importante saber todas as dimensões dos eletrodomésticos e colocá-las no projeto antes da execução de sua cozinha planejada, para que não haja erro no desenho dos nichos. Para não comprometer a abertura dos armários e a circulação, calcule um espaço mínimo de um metro.

 

Cozinha planejada

Para o posicionamento da geladeira, considere a possibilidade de abertura da porta que permita a extração de elementos como a gaveta de verduras. Fornos devem ter reservado espaço suficiente para que as portas possam ser abertas por completo. E, caso a cozinha planejada não inclua aparelhos embutidos, respeite as distâncias dos eletrodomésticos em relação às laterais e ao fundo, para que a limpeza e ventilação sejam facilitadas.

Soluções e materiais
Nos projetos dos armários, as ferragens são um dos itens que podem apresentar mais defeitos, por isso, é necessário avaliar a qualidade das dobradiças, corrediças e puxadores. Entre as ferragens mais indicadas para cozinha, estão as corrediças telescópicas com amortecedor (um sistema de rolamentos com esferas metálicas que permite o deslizamento suave da gaveta). Já falamos neste post sobre a qualidade dos acessórios que a Sandrin Planejados utiliza. Confira!

Para armários suspensos, são recomendadas as portas de elevação, conhecidas como sistemas aventos ou basculantes, porque as frentes se movimentam para cima, o que dá livre acesso ao interior do móvel. Os gavetões são soluções que aproveitam o espaço e organizam os objetos armazenados. Neles podem ser guardados potes, panelas e pratos, estes últimos organizados em suportes específicos.

Hidráulico e elétrico
E por fim, lembre-se que o planejamento da cozinha planejada deve vir acompanhado e estar de acordo com os projetos hidráulico e elétrico. No hidráulico, por exemplo, além do posicionamento da pia, é preciso prever pontos de conexão para o abastecimento e o descarte da água para lava-louças e para a geladeira, caso esta também demande tal necessidade. No elétrico, planeje tomadas altas para coifa ou para torre de fornos, uma baixa para triturador e outras sobre a bancada para eletrodomésticos como batedeira e liquidificador, além de pontos de conexão para o abastecimento da geladeira e do fogão.

 

Cozinha planejada

Agora que você já conhece as vantagens de montar uma cozinha planejada, basta visitar uma de nossas lojas e realizar seu projeto :) Clique aqui para conferir nossos pontos de venda. Com informações de UOL e Dicas de Mulher.

Matérias

RELACIONADAS

acompanhe

seu pedido

Nosso compromisso com seubem-estar vai além de planejar ambientes. Com o sistema Compra Segura, você acompanha seu pedido onde estiver, pelo computador ou smartphone.

fechar