Sandrin Planejados

blog

Cozinha planejada: como montar a sua?

Às vezes a gente acha que montar uma cozinha planejada é uma coisa de outro planeta. Mas não é esse bicho de sete cabeças não. Ter uma cozinha planejada é o sonho de toda dona (ou dono) de casa. Além da funcionalidade, ela traz uma sensação de amplitude para os ambiente e cria mais espaço para preparar as refeições e organizar todos os utensílios domésticos. Montar uma cozinha planejada é mais barato do que se imagina, no entanto, é preciso estar atento a alguns detalhes antes de ir a uma loja. Para ajudar você neste processo de compra, a Sandrin preparou um pequeno passo a passo de como montar sua cozinha planejada. Não é nada muito complexo, mas que certamente irá auxiliar na decisão de compra. Confira o nosso passo a passo de como montar uma cozinha planejada perfeita.

 

Faça um planejamento, inclusive do orçamento

É difícil definir com certeza o que será gasto antes de um projeto ficar pronto, pois o orçamento depende de vários fatores, como o projeto em si, cores e acessórios escolhidos, mas com um pouco de pesquisa e criatividade é possível criar uma incrível cozinha planejada gastando pouco. Para isso, busque referências! Separe imagens, plantas, tipos de móveis e modelos do que deseja para a sua nova cozinha.

Cozinha planejada
Pense em todos os detalhes objetivos: se haverá armários suspensos, paneleiras, adegas embutidas, mesas, quais serão as cores, onde cada coisa será guardada, e qual será o estilo do ambiente. Crie uma lista, e não compre utensílios avulsos que não serão utilizados, posteriormente.
 

Criando o seu modelo de cozinha planejada

Antes de criar o projeto que unirá os armários, bancadas e eletrodomésticos da sua cozinha, pense na estética do espaço e rabisque diversas possibilidades de posicionamento. Em cozinhas pequenas, esse cuidado deve ser redobrado e cada espaço aproveitado da melhor forma. Uma boa dica é começar pelos eletrodomésticos, como geladeira e fogão, e a partir deles definir como será a arrumação da cozinha planejada, e onde cada utensílio estará posicionado.


Cozinha planejada
Em seguida, meça todo o espaço, inclusive portas e janelas, para que não batam nos móveis e eletrodomésticos. Essas medidas devem ser conferidas mais de uma vez, já que qualquer centímetro a mais, ou a menos, pode comprometer todo o projeto e deixar um espaço em branco em sua cozinha planejada. Para quem não pode contratar um arquiteto ou decorador, os próprios projetistas da loja de móveis planejados podem fazer o projeto.

Funcionalidade e segurança

Para tornar o ambiente ainda mais funcional, experimente deixar o fogão, a geladeira e a pia em posições que facilitem o preparo das refeições. Gavetas fundas podem guardar panelas, já armários transparentes facilitam na visualização de copos e eletrodomésticos, como cafeteiras e liquidificador. Um armário grande pode servir como uma despensa para alimentos mais consumidos no dia a dia. Vídeo: 3 DICAS PARA BANCADAS DE COZINHA | Sandrin Decora #15 Vídeo: DICAS DE ORGANIZAÇÃO PARA BANCADAS DE COZINHA | Sandrin Decora #17

Outros aspectos importantes são a iluminação, a ventilação e a segurança. Nos primeiros casos, crie um ambiente com luz neutra e ar natural. Lâmpadas fluorescentes ajudam na economia de energia e criam um espaço mais claro. Verifique que todos os pontos de água e tomadas também estarão nos lugares corretos para os eletrodomésticos e torneiras.

Cozinha planejada
Em relação à segurança, é essencial pensar em posicionamento de utensílios e objetos cortantes para quem tem filhos, e o mais importante: o botijão de gás não pode ficar em um ambiente fechado e sem ventilação. Qualquer vazamento de gás pode causar uma explosão e danos irreparáveis.


Economize, mas priorize móveis de qualidade

Como dica final, é importante equalizar o custo/benefício da compra de sua cozinha planejada. Embora seja fundamental economizar, não se pode abrir mão da qualidade.

Cozinha planejada
Observe a garantia oferecida pela fábrica e a possibilidade de poder acompanhar o andamento do seu pedido. Saiba mais sobre Garantia e Segurança dos móveis da Sandrin Planejados. Quer mais inspirações?

Matérias

RELACIONADAS

acompanhe

seu pedido

Nosso compromisso com seubem-estar vai além de planejar ambientes. Com o sistema Compra Segura, você acompanha seu pedido onde estiver, pelo computador ou smartphone.

fechar